7 de fevereiro de 2010

Onda de calor

Eis a explicação para a atual onda de calor que castiga nossa cidade: uma forte massa de ar quente, associada a um sistema de alta pressão na atmosfera, barra a entrada de frentes frias. Com o sol forte e poucas nuvens, as temperaturas batem recordes.

Um dado curioso: em Porto Alegre, uma liminar da justiça suspendeu jogos de futebol das 10h às 18h depois que um comentarista de tevê passou mal e desmaiou ao vivo. Eu mesma quase "apaguei" hoje de manhã.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a intensidade do calor tem causas naturais e ocorre por causa da incidência direta do sol no Hemisfério Sul no período de dezembro a janeiro.

De acordo com o INMET, não há provas de que o aquecimento global seja responsável pela alta nas temperaturas, já que calores intensos foram registrados em outros anos nessa mesma época.

Gente, evitem pegar sol no período das 10h às 15h! Usem filtro fator 30 no mínimo!

Do dia 21 de janeiro a 11 de fevereiro, a incidência dos raios UV aumenta mais de 100% em relação às outras estações do ano, devido à inclinação do eixo da terra que torna a incidência de raios solares maior sobre o país.

A previsão, de acordo com os meteorologistas, é que apenas a partir da semana que vem a temperatura pode refrescar um pouco tanto no Sul quanto no Sudeste.

0 comentários: