23 de março de 2010

Série Make up - Parte 4 - Cor


Depois de realizadas limpeza e cobertura, é hora de dar cor a esse rostinho pálido e fantasmagórico! Vamos terminar essa maquiagem, mulher, você consegue!

Bem, acho que inicialmente podemos fazer a maquiagem básica, para depois ousar. Se você aprende a maquiagem básica, você pode usá-la no dia-a-dia e sofisticar para outras ocasiões também, por cima mesmo, tipo se surgir aquele programinha fim de dia.

Para colorir, o bom senso deve imperar. Cuidado com a breguice mas também não se reprima. 

1. Bem, para a sombra básica, em geral você faz um fundo de cor mais clara (gelo/branco/tons pastéis). O detalhe bacana é esfumar no canto externo com outras cores mais fortes ou escuras. Dedicaremos um post somente para aprender a esfumar, por isso fique por enquanto com um tom mais escuro na parte inferior da pálpebra, basicão.

Em seguida, passe o rímel. Delineador e lápis, dentro ou fora dos olhos são, na minha opinião, para usar à noite ou num evento mais arrumado.
2. Agora é a minha hora favorita: colorir as maçãs do rosto. Aplique o blush em movimentos que partem do início da bochecha, seguindo uma linha diagonal no sentido da ponta da orelha. O blush é para dar vida e cor ao rosto, mas cuidado com o tom na hora de comprar! Ele deve combinar com a cor da sua pele! Se você é clara, prefira os rosas. Se é morena, os alaranjados. Se negra, os avermelhados ou marrons. Aqui no Rio a maquiagem é sempre muito leve, nada de exageros. Então o blush deve dar aquele ar saudável ao rosto, tipo 'fui à praia no sábado'.

Quanto às texturas, detesto blushes líquidos, pastosos, cremosos. Eles escorrem no calor, dão aquela aparência de suor, pele melada e não têm uma aplicação precisa. Nada que se aplica com os dedos pode ser bom em termos de uma maquiagem bem feita. Só se for um brilhinho na boca, pra finalizar.

3. Por fim, cor na boca! Passe o batom e seja feliz! Você pode aplicar o gloss por cima do batom ou o gloss sozinho, mas nesse caso não esqueça de retocar toda hora. A intensidade do batom é inversamente proporcional à da sombra, sempre. A cor do batom segue a paleta de cores do blush: rosas, alaranjados, avermelhados, terracotas. Tudo sempre muito suave. Esse negócio de batom uva, vermelho, dourado é pra maquiagem mais artística, forget it. Uma bela boca vermelha é para poucas, então não arrisque.

Gente, lápis de boca é só pra quem não tem os lábios marcados ou então lábios muito finos. Fora isso, deixem para as vovós. 

O básico é isso, acho que nem precisava falar né. Mas estou seguindo uam linha didática aqui.

Então agora... apertem os cintos para os detalhes que fazem a gente se sentir linda como uma princesa!!!

0 comentários: