18 de julho de 2009

Twittar ou não twittar, eis a questão.

A gente "tentamos" se manter atualizada né. Mas é difícil, muito difícil.
*
Depois dos 14 anos o potencial de aprendizado humano cai drasticamente, de modo que manter a cabeça no ritmo louco dos dias de hoje exige um mega esforço.
*
Não tenho pretensão de ser aquela trintona metida a gatinha, mas confesso que tento com bastante afinco me manter por dentro das novidades... rs... uma pessoa in por assim dizer.
*
Para tanto conto com a assessoria de pessoas mais antenadas (como minha estagiária Mariana, PhD em cultura pop) e vivo conectadérrima na internet. A minha última aventura foi criar uma conta no Twitter.
*
Se você não sabe o que é Twitter, devo-lhe dizer que está mais por fora que umbigo de vedete! Haha!
*
Então, não é twist... é twitter!
*
Pra que serve??
*
Para lhe explicar isso, devo partir do pressuposto de que você sabe o que é um Iphone ou similar.
*
Bem, tudo começou com pessoas, grupos de amigos, que andavam por aí em posse de seus Iphones ou similares e queriam fazer uso de um instrumento mais rápido e menos burocrático que o e-mail ou mensagem de texto. Aí vc fala, "caramba, achava que o e-mail e o torpedo eram as coisas mais rápidas e menos burocráticas do mundo".
*
Aí entra o Twitter, que é uma rede de relacionamento (tipo um Orkut) onde a pessoa pode postar pequenas frases a qualquer tempo, dizendo o que está fazendo, pra onde está indo ou até mesmo compartilhar um link interessante, alguma informação de última hora.
*
Quando a pessoa escreve lá a frase, automaticamente todos os seus amigos na sua rede terão acesso àquela informação. Fácil, rápido e gratuito.
*
Aí começou a banalização. Como sempre o capitalismo estragando tudo.
*
Os artistas, que não são bobos nem nada, descobriram que o Twitter poderia ser uma ótima forma de autopromoção, sem pagarem nada por isso. O cara escreve lá algumas coisas da vida pessoal pra saciar a curiosidade dos fãs, coloca agenda de shows, apresentações, divulga outras pessoas que esteja agenciando... enfim.
*
Só pra vcs terem uma idéia, o Justin Timberlake tem 509.256 seguidores, incluindo essa que vos escreve. Eu também tô lá, tenho 5 seguidores, hehehe...
*
Depois a imprensa em geral descobriu que poderia twittar, e aí postam informações rápidas e em tempo real. A CNN Breaking News tem 2.292.018 seguidores, bizarro.
*
Agora a Globo tá entrando na dança e por isso, se vc observar, todo dia tem uma noticiazinha no Globo. com sobre o Twitter. Deve ser pra começar a popularizar o negócio.
*
Também rola barraco no Twitter, neguinho descobre que marido traiu mulher etc.
*
Enfim, no fim das contas fico pensando, "twittar ou não twittar?". Porque, pra ser sincera, não tenho tantas coisas (interessantes) pra dizer nessa velocidade toda. Não sou um banco de dados ambulante. Sei que o objetivo não é só esse, que as pessoas querem se manter conectadas e tal.
*
Mas sinceramente não vejo necessidade de uma conexão tão imediata!
*
É... a gente tenta... mas às vezes é preciso admitir que faz parte de outra geração!!

0 comentários: