22 de outubro de 2009
O tênis
Nessa semana que sucede o dramático sábado da invasão do Morro dos Macacos em Vila Isabel, as capas dos jornais prosseguiram estampando um verdadeiro show de horrores. Ontem foi um homem morto num carrinho de supermercado. Hoje acabei de ver o assassinato do presidente do Afro Reggae num caixa eletrônico.
Tentativa de assalto frustrada após reação da vítima. Tiro desferido com arma de fogo. Morte. Roubo de uma jaqueta e um par de tênis. Latrocínio.
Mas peraí. É isso mesmo? Roubaram uma jaqueta e um par de tênis?! E depois veio a polícia e.... ficou com esses pertences, deixando os ladrões em liberdade?!! É isso mesmo???
Peraí, peraí. Não é possível. Volta a fita...
É isso mesmo.
Pois bem, alguns pontos:
1. Seria crime encomendado ou somente um assalto aleatório que acabou muito mal?
1.1. Crime encomendado - até faria sentido, tendo em vista o trabalho do cara em Vigário Geral. E justificaria a subtração de uma jaqueta e um par de tênis, só pra dar uma "cara de assalto" à cena.
1.2. Assalto aleatório - Por que não pegaram a carteira dele também? Não faz sentido.
2. A polícia, dois minutos depois, abordou os ladrões com arma em punho e recolheu os itens roubados. Registrou no B.O. que encontrou a vítima no chão, omitindo a existência da tal jaqueta e o par de tênis.
Tudo isso me faz parar pra pensar... na importância do tênis em nossa sociedade.
Não estou de brincadeira, não mesmo.
Pensem comigo: por que muitos jovens entram na criminalidade? Falta de horizontes? Falta de educação? Influência de outros?
Mas assim, pensando sob a ótica deles... o que eles mais desejam na vida? Respeito de todos? Status? Dinheiro? Poder?
E como esses anseios, num primeiro momento, se materializam? Resposta: num par de tênis de marca. Isso mesmo. Tênis, no universo masculino, gera respeito, admiração, status, poder.
Pra mim é legal ter um bom tênis, pra correr, não ferrar o joelho. Pra eles, é muito mais.
Não estou delirando. Isso fica mais do que evidente quando esses bandidos (se na hipótese de assalto aleatório) e os policiais priorizaram o tênis, respectivamente, à carteira e ao socorro da vítima. Vocês conseguem perceber a importância do elemento "tênis" nessa história? Não é simplesmente uma peça do cenário. É um símbolo. Símbolo do poder do marketing, da falta de valores, da ausência de referências, da miserabilidade do ser humano e da sociedade.
Aí fui pesquisar na internet o preço do tênis mais bacana que poderia encontrar. Não fui muito longe porque não entendo do assunto, mas encontrei o seguinte: Puma Cell Aether SL.
Preço: R$ 699,00.
Esse é o preço de uma vida. Se você não sabia, agora sabe.
0 comentários:
Postar um comentário