20 de fevereiro de 2010
Série Make up - Parte 1 - Pincéis
Vamos começar pelo começo. O mais importante em qualquer empreitada é contar com as ferramentas certas. Por isso não ache que vai conseguir um resultado sensacional com pincéis de 3ª categoria.
A primeira regra é: cerdas naturais. Elas dão melhor acabamento e não agridem a pele. Ah, são antialérgicas também.
Regra nº 2: Cada um no seu quadrado, ou seja, cada pincel tem sua finalidade, então não ignore este post!
Let's go then!
PELE
1. Pincel para base: tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida.
Como usar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto.
2. Pincel para corretivo: é achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras com precisão.
3. Pincel para pó: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Os compactos, com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo.
Como usar: com movimentos de vaivém, passe o pincel na zona T do rosto para disfarçar a oleosidade. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.
Como usar: passe o pincel partindo das maçãs do rosto em direção às orelhas.
OLHOS
5. Pincel para a primeira camada de sombra: com espuma ou de cerdas achatadas.
Como usar: depende do olho desejado. O ideal da primeira camada é não exagerar muito, pois em geral a sombra escura será aplicada depois no côncavo.
6. Pincel para esfumar a sombra: tem cerdas fofinhas e formato oval.
Como usar: faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural. Esse é o pulo do gato de qualquer olho, por isso requer mais prática. A sombra aplicada para esfumar deve ser mais escura que a sombra base e deve ser aplicada numa área delimitada. Isso exige uma explicação mais profunda, por isso fiquemos só com o pincel por enquanto.
7. Pincel para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios: tem cerdas finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado).
Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos (feito gatinha).
8. Pincel delineador: tem a ponta superfina e com as cerdas bem juntas.
Como usar: desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.
BOCA
9. Pincel para lábios: o de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios, e o de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom.
Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.
DICA FINAL
Como limpar seus pincéis: lave-os com um shampoo neutro. Seque com papel toalha ou um lenço umedecido e NUNCA guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias.
0 comentários:
Postar um comentário